Terça, 18 de Janeiro de 2022
23°

Poucas nuvens

Rondonópolis - MT

Saúde INFLUENZA E COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (7) o primeiro caso de ‘Flurona’ em Rondonópolis.

O teste que constatou a infecção concomitante de Influenza e Covid-19 em uma paciente da cidade foi feito em um laboratório da rede privada e comunicado à Vigilância Epidemiológica do Município.

07/01/2022 às 15h13
Por: Raul Site Félix Fonte: Fonte: Danielly Tonin - Gabinete de Comunicação
Compartilhe:
Atendimentos de casos moderados e graves são feitos no hospital de retaguarda | Gcom
Atendimentos de casos moderados e graves são feitos no hospital de retaguarda | Gcom

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (7) o primeiro caso de ‘flurona’ em Rondonópolis. O teste que constatou a infecção concomitante de Influenza e Covid-19 em uma paciente da cidade foi feito em um laboratório da rede privada e comunicado à Vigilância Epidemiológica do Município.

Rondonópolis passa por um momento de aumento de casos da Covid-19 e com um surto de síndrome gripal em andamento. O número crescente das duas doenças pode ocasionar a infecção conjunta de Influenza e Covid-19, que é chamada de ‘flurona’.

O gerente do Departamento de Saúde Coletiva, Paulo Padim, explica, no entanto, que a paciente que teve o caso de ‘flurona’ detectado passa bem, sem apresentar sintomas graves. Nenhum outro caso foi detectado até a manhã desta sexta-feira na cidade, mas a população deve estar vigilante.

Depois de cerca de quatro meses com registros da Covid-19 em queda, entre terça-feira (4) e quinta-feira (6), 51 novos casos de Covid-19 foram confirmados no município. E, nos últimos 10 dias, 524 casos de síndrome gripal foram notificados pela Vigilância Epidemiológica. Somente na quinta-feira (7), mais de 2 mil pessoas foram atendidas nas unidades básicas de saúde com sintomas respiratórios.

“Diante da atual situação, pedimos que a população mantenha as medidas para evitar a contaminação pela Covid-19 e pela gripe. É fundamental o uso de máscaras, as mãos devem ser lavadas várias vezes ao dia com água e sabão, deve ser mantido o uso de álcool em gel e medidas de higienização, e é importante que se evite aglomerações”, orienta Padim.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que pessoas com sintomas leves de gripe ou Covid-19 procurem uma unidade básica de saúde mais próxima de casa, onde são feitos os testes para detectar a Covid-19 e o diagnóstico da Influenza.

O Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz (hospital de retaguarda) deve ser procurado por pessoas com sintomas moderados e graves, no caso de adultos, e o Pronto Atendimento Infantil no caso de crianças.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.