Terça, 18 de Janeiro de 2022
23°

Poucas nuvens

Rondonópolis - MT

Saúde NOVA VARIANTE

Passageira vinda da África descumpre isolamento e vai a shopping

Mulher foi ao shopping com os dois filhos após vir de local onde há a nova variante da Covid

01/12/2021 às 16h53
Por: Raul Site Félix
Compartilhe:
Passageira vinda da África descumpre isolamento e vai a shopping

Uma mulher de 28 anos, que veio de viagem da África do Sul, está sendo monitorada em Várzea Grande, devido aos casos da variante Ômicron de Covid-19, desrespeitou as medidas de isolamento e foi até um shopping.

 

Segundo um relatório da Vigilância Sanitária, a mulher chegou em Várzea Grande à noite e foi para a casa da avó, onde mora com os filhos. Na tarde do outro dia, a equipe da Secretaria de Saúde foi até a moradia, mas não encontrou a recém chegada, pois ela teria ido ao shopping com seus filhos, de 6 e 11 anos.

 

Segundo informações, a mulher recebeu uma mensagem de alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por conta do desrespeito da medida de isolamento.

 

A passageira desembarcou no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na segunda-feira (30), vinda de Joanesburgo, África do Sul.

  

De acordo com informações do secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, a mulher está em quarentena de 14 dias. Ela é moradora de Várzea Grande e se mudou para a África do Sul. Ela veio com a intenção de levar os filhos, que estavam morando com a avó.

 


É quase impossível uma variante nova não chegar em todas partes do mundo. E vai ter novas variantes

Em entrevista coletiva, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou que o caso é acompanhado, mas ainda é apenas observação. A mulher fez teste da Covid, que deu negativo. 

 

"Não existe registro no Estado ainda, existe uma pessoa que veio da África. Se tiver notícias [de confirmação], nós vamos fazer esse controle", disse Gilberto.

  

"É quase impossível uma variante nova não chegar em todas partes do mundo. E vai ter novas variantes. Enquanto não tivermos uma cobertura vacinal que passe os 90%, não conseguimos interromper essa cadeia de novas variantes", disse. 

 

Três casos de ômicron no Brasil

 

No Brasil, três casos já foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP). O último foi confirmado nesta quarta. 

 

Um homem de 29 anos vindo da Etiópia desembarcou em Guarulhos, sem sintomas, fez o teste que deu positivo para Covid-19 no sábado. Ele havia sido vacinado com as duas doses da Pfizer.

 

A variante ômicron (B.1.1529) foi reportada à Organização Mundial da Saúde (OMS) em 24 de novembro de 2021 pela África do Sul. A maior parte dos casos surgiram no sul do continente africano. 

 

Segundo a OMS, a variante apresenta grande potencial de mutações. O primeiro caso confirmado da ômicron foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021 no país.

 

A variante já foi detectada em pelos 18 países.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.