Banner Record
Banner Tropical
CORRIDA CONTRA COVID

Anvisa autoriza Mato Grosso a importar 71 mil doses da Sputnik V

Governo diz trabalhar para cumprir as imposições da agência para compra do imunizante

Raul Felix

Raul FelixSite de notícias de Rondonópolis e Mato Grosso - Jornalismo Online | Diretor Raul Félix Site.

16/06/2021 09h52
Por: Raul Site Félix

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou Mato Grosso a importar, de forma excepcional, aproximadamente 71 mil doses da vacina russa Sputnik V. A confirmação foi divulgada pelo governador Mauro Mendes (DEM). 

Segundo Mendes, o Estado foi incluído na lista dos que receberam autorização para a compra em quantidade inicial de 1% da população.  

Também receberam a autorização: Rio Grande do Norte, Rondônia, do Pará, Amapá, da Paraíba e de Goiás.

Thank you for watching

Segundo a Anvisa, a importação deverá ser realizada sob condições controladas.

Governo está trabalhando no sentido de cumprir todas as imposições da Anvisa

As principais condições preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e que todos os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

 

Além disso, a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina; o imunizante deverá ser utilizado em condições controladas com condução de estudo de efetividade; a Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas.

 

O governador afirmou que trabalha para cumprir as exigências da agência.

 

“A aprovação da compra apresenta diversas condicionantes a serem cumpridas pelos estados. Por isso, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), está trabalhando junto com os demais estados no sentido de cumprir todas as imposições da Anvisa para efetivar a importação”, resumiu em nota.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.