Banner Tropical
Banner Record
“NO TAPETÃO, NÃO”

Deputada reclamou que parlamentares são ignorados em ações e lançamentos de obras do Governo

Irritada, Janaina critica secretários e desafia: "Disputem as eleições"

Raul Site

Raul SiteSite de notícias de Rondonópolis e Mato Grosso - Jornalismo Online | Diretor Raul Félix Site.

26/05/2021 20h41Atualizado há 4 semanas
Por: Raul Site Félix
Fonte: https://www.midianews.com.br
CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) demonstrou irritação, nesta quarta-feira (26), com uma suposta falta de parceria dos secretários estaduais.

 

Durante a sessão plenária, Janaina reclamou que os secretários estariam lançando obras e ações sem discutir e sem comunicar o Legislativo Estadual.

 

A irritação se deu após o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciar o lançamento do projeto da Carreta da Saúde da Mulher, que irá oferecer vários exames, inclusive a mamografia.

 

Ocorre que em 2019 Janaina conseguiu a aprovação de um projeto similar: o Mamóvel. Este foi vetado pelo Paiaguás no último dia 12 de maio.

Nós deputados queremos que vocês venham. Venham disputar eleição, porque nós não temos medo de vocês

“Estou cansada desse negócio de 'o Estado faz'. Se não fosse a Assembleia, o Estado não tinha feito nada. Tudo foi aprovado aqui. Fomos vaiados, xingados, humilhados nas nossas bases”, disse, indignada.

 

“Agora, na hora de lançar, não chama deputado para lançar? Não chama deputado para discutir?”.

 

A parlamentar disse que leu no noticiário que alguns secretários poderiam ser candidatos a deputado estadual nas eleições de 2022. A informação foi revelada nesta semana pelo MidiaNews (leia AQUI).

 

Ela, então, lançou um desafio aos secretários.

 

“Secretário quer ser maior que deputado? Não é. Se quiser ser maior, tem que ganhar de nós na urna eleitoral. Lanço o desafio a todos os secretários: Nós, deputados, queremos que vocês venham. Venham disputar eleição, porque nós não temos medo de vocês”, afirmou.

 

“Mas, enquanto estiverem como secretários, nos tratem com respeito. Porque a população não elegeu secretário, elegeu governador.  [...] Não adianta quererem dizem que mandam mais do que deputado. Os 24 têm muito mais poder que qualquer secretário”, emendou.

 

Ao menos quatro secretários são cotados para disputar as eleições. São eles: Alberto Machado, o Beto Dois a Um (Esporte e Turismo), Gilberto Figueiredo (Saúde), Alan Porto (Educação) e Juliano Boraczynski (Metamat).

 

Não venham querer ganhar às custas dos projetos dos deputados e depois fingir que foram feitos sozinhos

“No tapetão, não”

 

No discurso, a emedebista ainda relembrou os desgastes sofridos pelos parlamentares quanto a alguns projetos encaminhados pelo Governo do Estado, como a reforma da Previdência e a minirreforma fiscal. 

 

“Não venham querer ganhar às custas dos projetos dos deputados e depois fingir que foram feitos sozinhos. Sozinhos era o Estado que estava. Com bilhões de déficit de quando os 24 tomaram posse", disse.

 

“Compramos todas as discussões, fizemos tudo que tinha que fazer. E na hora de dividir não quer dividir? Não vai ser mais assim. Vou dar essa notícia triste aos secretários”.

 

“A partir de agora, quando vocês nos provocarem, vocês serão convocados a dar explicação e vamos começar a reagir. Quer ganhar eleição? Ganha no voto, no tapetão, não vamos aceitar”, completou.

 

Veja o vídeo:

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.