Banner Tropical
Banner Record
SPUTNIK V EM MT

Mendes pede que Anvisa libere vacina russa para uso emergencial

MT tenta adquirir 1,2 milhão de doses da Sputnik V, mas agência diz precisar de mais dados

Raul Felix

Raul FelixSite de notícias de Rondonópolis e Mato Grosso - Jornalismo Online | Diretor Raul Félix Site.

07/04/2021 18h29
Por: Raul Site Félix
Fonte: https://www.midianews.com.br/
THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (DEM) pediu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acelere a liberação da vacina russa Sptunik V para uso no Brasil.

 

Ele anunciou, na semana passada, a compra de 1,2 milhão de doses do imunizante contra o novo coronavírus.

 

A vacina ainda não está autorizado, segundo a Anvisa, pois há pendências com a documentação do pedido de uso emergencial.

 

A agência informou, porém, que "poderá utilizar outras fontes para autorizar a vacina, desde que sejam informações que apontem para segurança e eficácia mínima".

 

Em um encontro virtual de 11 Estados com a agência, nesta terça-feira (6), Mendes disse que o momento pede menos burocracia.

 

“Por favor, nos ajudem. O que precisamos fazer? Se erramos, se falta alguma coisa, nos digam o que fazer. Nos ajudem a fazer, por favor", disse Mendes.

 

"Precisamos saber, objetivamente, o que é necessário para garantir mais essas doses para o nosso País”, acrescentou.

 

Além de Mato Grosso, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rondônia, Pará e Amapá também fecharam contratos para compra da vacina. 

 

Uso em outros países

 

Segundo Mendes, quase 50 países já estão aplicando a Sputnik V. "Temos recursos para a compra e precisamos disso para salvar vidas”, resumiu. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.