Banner Tropical
Banner Record
COLAPSO NA SAÚDE

Janaina pede transferência de pacientes com Covid para Manaus

Deputada estadual encaminhou ofício para o secretário de Saúde e citou haver vagas em Manaus

Raul Felix

Raul FelixSite de notícias de Rondonópolis e Mato Grosso - Jornalismo Online | Diretor Raul Félix Site.

29/03/2021 18h24
Por: Raul Site Félix
Fonte: https://www.midianews.com.br
THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO

A deputada Janaina Riva (MDB) pediu ao Governo do Estado que verifique com o Ministério da Saúde a possibilidade de transferência de pacientes com Covid-19 de Mato Grosso para Manaus (AM). 

 

O ofício foi encaminhado ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (DEM), na última sexta-feira (26).

 

Mato Grosso tem 214 pessoas aguardando um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme dados do painel epidemiológico da Saúde, de segunda-feira (29).

 

No ofício, a parlamentar relatou que a Secretaria de Saúde de Manaus disse que existem leitos disponíveis para acolhimento de pacientes de Mato Grosso.

 

Precisamos dar a oportunidade de sobreviverem numa UTI, lutarem por suas vidas com dignidade

Ela lembrou que o Estado do Amazonas utilizou um protocolo de enfrentamento ao novo coronavírus com cooperação interestadual e, segundo ela, o mesmo protocolo deve ser adotado por Mato Grosso, diante do colapso na saúde pública e privada.  

 

“Precisamos transferir nossos pacientes para outros estados. Precisamos dar a oportunidade de sobreviverem numa UTI, lutarem por suas vidas com dignidade. Nesse momento, nossos pacientes estão entubados em enfermarias, corredores e há relatos que ouvi que até em centros cirúrgicos”, disse Janaina em uma publicação no Instagram.

 

“Amazonas e Rondônia, quando precisaram, enviaram seus pacientes para Mato Grosso. Nós estamos precisando de todos agora”, acrescentou.

 

No início de março, Gilberto Figueiredo chegou a pedir socorro para outros estados para atendimentos de pacientes Covid-19. 

 

Naquela ocasião, porém, recebeu respostas negativas de praticamente todos os entes federados. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.