Banner Record
Banner Tropical
REMANESCENTE

Prefeitura conclui obra da ESF - Benedito Lucas Evangelista na Vila Goulart

É preciso frisar que esta obra é relativamente antiga e é remanescente, tendo sido iniciada ainda em 2014.

Raul Felix

Raul FelixSite de notícias de Rondonópolis e Mato Grosso - Jornalismo Online | Diretor Raul Félix Site.

11/03/2021 10h16
Por: Raul Site Félix
Fonte: Ailton Lima
ESF - Benedito Lucas Evangelista | Kawê Pires- Gcom
ESF - Benedito Lucas Evangelista | Kawê Pires- Gcom

A Prefeitura Municipal de Rondonópolis através do Departamento de Obras e Engenharia da Secretaria Municipal de Saúde concluiu as obras de construção da ESF - Benedito Lucas Evangelista, localizada na esquina da Rua Guia Lopes com Sete de Setembro, na Vila Goulart. 

É preciso frisar que esta obra é relativamente antiga e é remanescente, tendo sido iniciada ainda em 2014. A obra passou por alguns reveses, foi contratada e distratada por duas vezes, mas finalmente, sanados os entraves burocráticos e legais que impediam seu andamento, foi finalmente concluída, restando agora apenas a parte da mobília e a lotação dos servidores para que a unidade possa entrar em atividade e a população possa fazer uso da mesma. 

Segundo informações do fiscal da obra, engenheiro civil Rodrigo Naoto Yosida dos Santos, a obra foi custeada com um total de R$ 178.280,30 de recursos próprios do município e possui uma área construída de 269,54 m2. No local foram executados serviços de pintura em toda a unidade; revisão de toda cobertura; instalação de portas novas; construção da calçada do passeio e acessibilidade; adaptação dos banheiros para PCDs - Pessoas com deficiência; além, da instalação de lavatórios, bancadas, vasos sanitários, chuveiro e torneiras novas. 

Para criar um ambiente mais aconchegante foi elaborado um projeto de paisagismo no local, bem como foi revisada toda a rede elétrica; rede lógica; SPDA, com atenção especial para os mecanismos de prevenção e combate a incêndio. 

DEPENDÊNCIAS 

Por se localizar num bairro bastante adensado, a unidade de saúde foi pensada para atender não apenas a clientela existente mas, a uma população ainda maior, de acordo com o crescimento do bairro. Para tanto, o projeto estrutural contemplou: 01 sala para recepção; (WC) sanitários masculino e feminino e, PCD. 

O local dispõe ainda de 01 consultório odontológico com espaço para duas cadeiras; farmácia; sala para procedimentos e coleta; uma sala para as ACSs - Agentes Comunitárias de Saúde; uma sala para vacinas; sala para esterilização e expurgo; além de uma sala para administração; copa; almoxarifado e, sanitários para funcionários. 

Vale destacar que essa obra foi iniciada na administração anterior, apresentou diversas intercorrências que incluíram dois distratos, mas finalmente foi concluída pela atual gestão que vem atuando de forma sistemática na reforma, readequação, ampliação e em alguns casos, construção da infraestrutura física de toda a rede municipal de saúde. 

Quanto ao mobiliário necessário para o funcionamento da unidade da Vila Goulart, a SMS diz que já estão sendo providenciados, incluindo os equipamentos e mobílias. No que se refere aos servidores que prestarão serviço na unidade, a Secretaria também já está selecionando o pessoal e em breve deverá divulgar. Quando entrar em funcionamento, a unidade recém-construída, estará climatizada, proporcionando um ambiente saudável e acolhedor, não apenas para os pacientes, mas sobretudo, para os servidores e colaboradores da unidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.