
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, na terça-feira (9), o seminário “As câmeras de vigilância em sala de aula: coibição de crimes, promoção de segurança ou negação do ato de educar?”. Por proposição da deputada Gleice Jane (PT), em correalização com a Seção Sindical dos Professores da UFMS (ADUFMS) e o Observatório Nacional da Violência Contra Educadoras/es (ONVE), o evento será no Plenarinho Nelito Câmara, a partir das 13h30.
O evento foi proposto em razão da tramitação do Projeto de Lei 264/2024, de autoria do Poder Executivo, que trata da instalação de câmeras de monitoramento em salas de aula da rede pública estadual. A proposta recebeu emenda substitutiva integral apresentada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Segundo a deputada Gleice Jane, a discussão busca aprofundar a análise sobre os limites entre a necessária proteção do ambiente escolar e a preservação da liberdade de ensinar e aprender, princípio constitucional que norteia o processo educacional. Além disso, objetiva-se fornecer subsídios técnicos e teóricos para a tomada de decisões legislativas e administrativas mais equilibradas e fundamentadas, garantindo que políticas públicas voltadas ao ambiente escolar não comprometam o caráter formativo e humano da educação. “Dessa forma, a realização do seminário se mostra de grande relevância social e institucional, reafirmando o compromisso desta Casa de Leis com o debate público qualificado, transparente e participativo sobre temas que afetam diretamente a comunidade escolar e a sociedade sul-mato-grossense como um todo”, explicou.
Além de fomentar o debate público, o encontro oferecerá subsídios técnicos e teóricos para embasar decisões legislativas e administrativas, garantindo que eventuais políticas públicas voltadas ao ambiente escolar sejam equilibradas, fundamentadas e respeitem o caráter formativo da educação. “A realização do seminário se mostra de grande relevância social e institucional, reafirmando o compromisso desta Casa de Leis com o debate público qualificado, transparente e participativo sobre temas que afetam diretamente a comunidade escolar e a sociedade sul-mato-grossense como um todo”, complementou a parlamentar.
O seminário reunirá professores, gestores, estudantes, representantes sindicais, especialistas em educação, parlamentares e membros da sociedade civil, fortalecendo um espaço de diálogo plural e democrático.
Serviço
O debate é aberto ao público e à imprensa, contando com cobertura jornalística realizada pela Comunicação da ALEMS. Será disponibilizado registro fotográfico no banco de imagens do Portal da ALEMS , além da transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube , e pelos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS, no canal 7.2 (sinal aberto) e canal 9 da Claro NET TV, bem como pelo link da TV ALEMS no site institucional. A transmissão também poderá ser acompanhada pela Rádio ALEMS FM 105.5 (sinal aberto) ou pelo link da Rádio ALEMS no portal da Assembleia.
São Paulo Municípios de SP têm até esta quinta-feira (15) para se inscrever no programa Respeito à Vida
São Paulo Segunda via da placa Mercosul já pode ser emitida em poucos minutos
São Paulo 6 perguntas e respostas para entender como os níveis dos reservatórios impactam no abastecimento de água em São Paulo
São Paulo IPVA 2026: pagamento com desconto ou da 1ª parcela de veículos com placa final 5 termina nesta sexta-feira (16)
São Paulo Confira dicas gratuitas para aproveitar as férias das crianças em São Paulo
Geral Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 35 milhões
São Paulo Botucatu inicia vacinação contra a dengue com imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan
São Paulo Governo de SP fortalece agricultura familiar e registra crescimento de mais de 150% em 2025
São Paulo Governo de SP entrega clínica veterinária do Programa Meu Pet a São José do Rio Preto Mín. 19° Máx. 35°