
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 454/24 , que determina que pelo menos 20% dos recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente sejam aplicados em iniciativas para a castração de cães e gatos.
O relator, deputado Célio Studart (PSD-CE), recomendou a aprovação do texto. “A castração é uma das ações mais éticas e efetivas, a fim de controlar o número de cães e gatos e as eventuais consequências para a saúde pública”, disse.
“Diversas cidades têm unidades de pronto atendimento animal que necessitam de verbas para o controle da população de animais domésticos abandonados nas ruas”, afirmou o autor da proposta, deputado André Figueiredo (PDT-CE).
“Em função disso, para promover a defesa animal nesses municípios, a proposta altera a legislação para deixar explícita a possibilidade de usar esses recursos para financiar programas voltados à castração”, explicou Figueiredo.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova uso de parceria público-privada para serviços administrativos em presídios
Câmara Comissão aprova prioridade para pessoa com deficiência de baixa renda na CNH gratuita
Câmara Comissão aprova fim de isenção penal patrimonial em violência doméstica
Câmara Comissão aprova prazo para redirecionamento de execução trabalhista a ex-sócio
Câmara Comissão aprova projeto que obriga Ministério Público a considerar provas que interessem à acusação e à defesa
Câmara Projeto reserva vagas para bombeiro civil e brigadista nas contratações em situação de calamidade pública Mín. 21° Máx. 30°