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MS pode ter política de acolhimento e atendimento a estudantes autistas e neuroatípicos

Mato Grosso do Sul poderá implantar ação permanente para garantir a estudantes autistas e neuroatípicos da rede estadual acesso à educação de quali...

11/02/2025 às 21h01
Por: Raul Felix Fonte: Assembleia Legislativa - MS
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Deputado Neno Razuk, autor da proposta, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Deputado Neno Razuk, autor da proposta, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul poderá implantar ação permanente para garantir a estudantes autistas e neuroatípicos da rede estadual acesso à educação de qualidade, inclusiva e equitativa. É o que estabelece o Projeto de Lei 13/2025 , de autoria do deputado Neno Razuk (PL). A proposta, apresentada na sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (11), institui a Política Estadual de Acolhimento e de Atendimento aos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Transtornos Globais do Neurodesenvolvimento.

Entre os objetivos da iniciativa, estão o de assegurar a inclusão escolar efetiva, respeitando as especificidades e necessidades de cada aluno; promover formação continuada e capacitação dos profissionais da educação; desenvolver e implementar práticas pedagógicas adaptadas e materiais didáticos inclusivos; e estimular a conscientização e o combate à discriminação no ambiente escolar.

Para efetivação da Política, o projeto estabelece, entre outras, as seguintes diretrizes: adequação da infraestrutura escolar, estimulando a criação de espaços adaptados e de interação para estudantes autistas e neuroatípicos; contratação de monitores especializados e realização de capacitação dos profissionais de educação; e criação de salas sensoriais para aliviar a sobrecarga emocional dos alunos em crise.

“É fato notório que muitos alunos enfrentam dificuldades de acesso a práticas pedagógicas adaptadas e a ambientes escolares que atendam às suas necessidades específicas. Esta política visa suprir essas lacunas, estabelecendo diretrizes para o acolhimento e capacitação de profissionais”, considera o deputado Neno Razuk na justificativa da proposta.

Passado o período de pauta para recebimento de emendas, o projeto seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, continua tramitando na Casa de Leis, com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

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