Prefeitura Rondonópolis
Liga Gás topo
Campanha
Decreto amplia

Pandemia em Rondonópolis: Decreto amplia “toque de recolher” e institui “lei seca”

O novo decreto da Prefeitura de Rondonópolis, contendo as medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus

Raul Site Felix

Raul Site Felixwww.jornalmt.com.br | www.anoiteafora.com.br é um portal sobre notícias entretenimentos. O empreendimento surgiu de uma ideia do diretor (Raul Félix) no ano 2010, de se fazer um portal sobre notícias, entretenimento, lazer, cultura, Enquetes, Política, Educação, Economia, Esportes, Polícia, Saúde, festas, bares, casas de shows, restaurantes e eventos. E principalmente que contando com a colaboração de todos os visitantes expondo suas opiniões.

19/06/2020 10h03Atualizado há 3 meses
Por: Raul Site Félix

O novo decreto da Prefeitura de Rondonópolis, contendo as medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus que deverão ser seguidas pela população, foi publicado nesta quinta-feira (18/6). O decreto nº 9570/2020 entra em vigor hoje (19) e vale por 30 dias, com avaliações do quadro epidemiológico da Covid-19 no município sendo realizadas a cada sete dias. As medidas foram definidas durante reunião tensa realizada pelo Comitê de Gestão de Crise, na manhã de ontem (18). Enquanto um grupo pedia o lockdown, outro defendia o fechamento parcial, o que acabou prevalecendo.Durante a semana, de segunda a sexta-feira, os estabelecimentos comerciais da cidade poderão funcionar somente até as 19 horas, quando todos devem fechar as portas. A circulação de pessoas de segunda a sexta-feira passa ser proibida após às 19h, podendo voltar a circular novamente a partir das 5h do dia seguinte. No entanto, para a realização de atividades religiosas o documento estabelece até às 20h.

Além disso, deve acontecer uma espécie de Lei Seca nos 30 dias em que o decreto vai vigorar, com a proibição de vendas de bebidas alcoólicas em todos os tipos de estabelecimentos comerciais. A comercialização e a utilização do cachimbo conhecido como “narguilé” também estão proibidas em todo esse período.

Nos sábados e domingos, o lockdown de forma mais branda deve permanecer, sendo que somente unidades de saúde e farmácias podem funcionar. A circulação de pessoas nesses dias também fica proibida. Assim como vinha funcionando neste começo de junho, os estabelecimentos, como lanchonetes e restaurantes, estão autorizados a realizar entrega domiciliar ou fazer o serviço “drive thru” para retiradas rápidas de alimentos prontos para o consumo. Porém, o consumo no local não é permitido, assim como a comercialização de bebidas alcoólicas.

FISCALIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

São responsáveis pela fiscalização do decreto os fiscais da Vigilância Sanitária, e a Polícia Militar (PM), que trabalha prestando apoio as solicitações do Município. Pelas informações, a Vigilância tem nove equipes atuando, o que para o tamanho e volume populacional de Rondonópolis, tem se mostrado ineficiente. Quanto à PM, como já citado, o trabalho é somente de apoio.

Recentemente o prefeito de Rondonópolis foi questionado sobre a possibilidade de ampliar a fiscalização, inclusive contratando profissionais da Segurança Pública do Estado (como policiais militares, civis ou bombeiros) em seus horários de folga, por meio do Gabinete de Apoio à Segurança Pública – GASP. Na ocasião, o gestor disse que iria estudar a medida, mas até o momento nada aconteceu nesse sentido.

Vale ressaltar que, apesar das determinações restritivas necessárias e da necessidade de maior fiscalização, o avanço da doença em Rondonópolis só poderá ser contido com o apoio da população, respeitando o distanciamento social e deixando suas residências somente para o necessário. O isolamento social é baixo em Rondonópolis, mesmo com a curva de casos da Covid-19 em pleno crescimento. Sem a colaboração de todas as partes, o processo de retomada pode ser mais longo para a economia e doloroso para muitas famílias.

veja decreto na integra: decreto 9.570

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT
Atualizado às 06h39
23°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 23°
23°

Sensação

18 km/h

Vento

49.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Achocolatado
Vieira
Adsense Sessão Política
inexa 2
Liga gas roo 01
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas
Liga Gas Roo
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5