Comapa03
Cacal Show
Prefeito decreta

Coronavírus: Prefeito decreta “toque de recolher” em Rondonópolis

O decreto publicado ainda relata o cumprimento do plano de contingência e prevenção contra o coronavírus com medidas a serem adotadas

Raul Felix Site

Raul Felix Sitejornal Mt | A noite afora é um portal de notícias e entretenimentos. A idéia surgiu do diretor (Raul Félix) de se fazer um portal sobre notícias, entretenimento, cultura, Enquetes, Política, Educação, Economia, Esportes, Polícia, Saúde, shows, bares, casas noturnas, restaurantes e eventos.

19/03/2020 23h07Atualizado há 3 semanas
Por: Raul Site Félix
Fonte: https://www.atribunamt.com.br

Um decreto municipal, assinado pelo prefeito Zé Carlos do Pátio, determina de forma obrigatória a suspensão do funcionamento de academias, clubes de lazer, escolas de todas as esferas e tipos, universidades, faculdades, atividades esportivas ou culturais, ou qualquer local de aglomeração de pessoas em Rondonópolis, por tempo indeterminado, até que perdure a crise de pandemia pelo coronavírus.

Além disso, determina que moradores da cidade que, ao regressarem de viagens internacionais e interestaduais, adotem o isolamento domiciliar pelo período recomendado de 14 dias. “Lembramos que, mesmo que a pessoa não esteja se sentindo mal, pode infectar alguém por até 14 dias. Por isso, é preciso respeitar o período de duas semanas após o fim dos sintomas”,diz um trecho do decreto municipal.

Nova reunião com os membros do Comitê de Gestão de Crises foi realizada na tarde de ontem no Paço Municipal – (Foto: Wheverton Barros)

O decreto publicado ainda relata o cumprimento do plano de contingência e prevenção contra o coronavírus com medidas a serem adotadas a partir de então pelo Município, que criou um Comitê de Gestão de Crises para acompanhar a evolução da pandemia e o quadro desta na cidade e decidir, junto com o gestor municipal, as medidas que se mostrem necessárias para minimizar a proliferação do vírus entre a população.

Integram o comitê, além do prefeito, os secretários de Saúde; de Governo, Mara Gleibe da Fonseca; de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Neves Lima; de Administração, Leandro Arduini; o coordenador do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp), Valdemir Castilho, o Biliu; os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Fábio Cardozo e Reginaldo Santos; também representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual; profissionais dos Departamentos de Atenção Básica e de Saúde Coletiva, da Secretaria de Saúde; e os médicos Juliano Belivacqua e Bruno Moreira Carneiro.

Entre as medidas de contingência e prevenção contra o coronavírus definidas na reunião estão: suspensão de emissão de alvarás e cancelamento dos que já foram emitidos para festas e eventos por tempo indeterminado; suspensão de todos os prazos administrativos sobre solicitações e reclamações; suspensão de reuniões da terceira idade que são costumeiramente realizadas pelas Secretarias Municipais de Promoção e Assistência Social, de Saúde e de Esportes para esta faixa etária; suspensão dos eventos esportivos; suspensão de feiras livres e suspensão de cultos religiosos.

Além dessas medidas, é recomendado à população que evite circular em locais de aglomerações como mercados, shoppings, academia e em ônibus. Também é indicada a suspensão de festividades de casamento. Outra atitude importante, segundo a Secretária de Saúde, é evitar se dirigir às unidades de saúde em casos de sintomas comuns.

“A população deve procurar as unidades de saúde somente quando for extremamente necessário. Aqueles que se sentirem mal e estiveram fora do Brasil devem ligar para o 192 do Samu, e um médico irá atendê-los em sua residência. E as pessoas, de forma geral, devem sair de casa o mínimo possível, porque quanto menos elas se movimentarem, menos o vírus circula”, ressaltou Izalba.

 

REDE ESTADUAL

Já no caso da rede estadual, por conta de um decreto assinado na última segunda-feira (16) pelo governador Mauro Mendes (DEM), as aulas estarão suspensas a partir da próxima segunda-feira (23) e devem retornar no próximo dia 5 de abril. O mesmo vale para as aulas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis (Secitec), sendo que o Governo do Estado está tratando o caso da suspensão das aulas como uma antecipação das férias escolares.

 

FEDERAL

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) também já suspenderam suas aulas, dispensando inclusive parte de seus funcionários efetivos e terceirizados, que farão seu trabalho remotamente, ou seja, de suas próprias casas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT
Atualizado às 19h01
30°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
34°

Sensação

10.3 km/h

Vento

71%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
Achocolatado
Stylus Cabelereiros
Adsense Sessão Política
inexa 2
Vieira
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5