Comapa03
Cacal Show
Liga Gás topo
DIETA LOW CARB

QUAL É O PAPEL DOS CARBOIDRATOS NO NOSSO ORGANISMO?

MAS O CONSUMO DE CARBOIDRATOS É IMPRESCINDÍVEL?

28/02/2020 18h14
Por: Raul Site Félix

Quando se fala em dieta, e principalmente em Dieta Low Carb, todo mundo tem uma opinião sobre o assunto e o pensamento que muitos têm em comum é o de que os carboidrato são os responsáveis pelo ganho de peso. A

qui há uma meia verdade e a explicação para o ganho de peso vai muito além disso. O fato é que dieta Low Carb se tornam uma verdadeira sensação entre muitas pessoas, especialmente entre os famosos.

Mas há muitas coisas que ainda precisam ser esclarecidas. Por exemplo, não é todo mundo que vai perder peso com esse tipo de dieta. Ainda é preciso se perguntar se ela é realmente saudável e se é realmente indicada pela maioria dos especialistas.

E, para esclarecer essas e outras dúvidas, é que fizemos este conteúdo. Veja abaixo se a dieta Low Carb é indicada para você e se ela realmente funciona!

QUAL É O PAPEL DOS CARBOIDRATOS NO NOSSO ORGANISMO?

 

Para entender se a dieta zero carbo realmente funciona, primeiro precisamos compreender qual é o papel dos carboidratos no nosso organismo.

Os carboidratos são essenciais para a nossa sobrevivência, afinal de contas, é deles que vem a energia necessária para fazer qualquer coisa que precisamos.

Por exemplo, você nem teria levantado da cama hoje se não tivesse carboidratos no seu organismo. Aliás, para você ler este conteúdo agora, é necessário ingerir carboidratos.

Os carboidratos são grandes moléculas feitas a partir da glicose, uma substância química que é a moeda energética do ser humano. Ao chegar no nosso estômago, as moléculas de carboidrato são quebradas em várias partes até que fiquem apenas moléculas de glicose. Essas moléculas participarão da produção de energia dentro das células e são elas que fornecerão a energia necessária para a nossa sobrevivência.

Assim, fica claro que fazer uma dieta com zero carbo não é possível, já que não teríamos como sobreviver. Aliás, alimentos essencialmente importantes como verduras e frutas são ricos em carboidratos e precisamos consumi-los para garantir uma série de outras substâncias importantes como vitaminas e sais minerais.

 

 

MAS O CONSUMO DE CARBOIDRATOS É IMPRESCINDÍVEL?

O nosso corpo está acostumado a encontrar a glicose na forma de carboidratos. É um meio mais fácil de conseguir energia e como o nosso corpo é uma máquina muito inteligente, ele sempre busca o menor esforço para realizar as suas funções.

Porém, quando não há carboidrato, o corpo começa a quebrar gordura e também proteínas, ou seja, os nossos músculos começam a ser degradados para adquirir glicose.

Porém, ao quebrar gordura, o que conseguimos não é a glicose e sim uma substância mais conhecida como corpos cetônicos.

O nosso corpo consegue funcionar dessa forma, porém, a glicose, ou seja, o açúcar, promove um tipo de dependência química.

Ao remover ou reduzir drasticamente os carboidratos da dieta, muitas pessoas sentem dor de cabeça, náusea, entre outros sintomas que afetam diretamente a saúde.

 

É POSSÍVEL EMAGRECER COM A DIETA LOW CARB?

Existe uma matemática básica que precisa ser feita para que você consiga perder a quantidade de gordura desejada: você precisa gastar mais do que consome.

Do contrário, perder o peso desejado será impossível. Portanto, é necessário estabelecer um teto calórico, ou seja, a quantidade de calorias que o seu corpo precisa para manter o funcionamento do seu organismo e todas as suas atividades.

Por exemplo, quem faz atividade física, especialmente aquelas de alta intensidade, precisa de uma boa quantidade de energia, mas também é preciso ter cuidado para não consumir mais do que o necessário.

Uma dieta com uma grande restrição de carboidratos pode não permitir que você realize as suas atividades no dia a dia. Assim, se você está se alimentando de uma forma que não permita o seu corpo fazer atividade física — o que é essencialmente importante — muito da sua saúde está sendo prejudicada e também o visual esteticamente belo que você deseja.

AFINAL DE CONTAS, A DIETA LOW CARB FUNCIONA OU NÃO?

 

Agora que você já entende um pouco mais sobre como funciona o seu corpo e a utilidade que os carboidratos possuem, fica mais fácil entender a resposta para essa pergunta.

A dieta Low Carb funciona sim, porém, é preciso ter muito cuidado na hora de fazê-la. O profissional precisa analisar uma série de fatores, entender como funciona o seu metabolismo, como a dieta afetará o seu corpo, se ela é adequada para o seu tipo biológico, entre vários outros fatores que precisam ser levados em consideração.

Portanto, se você deseja fazer uma dieta Low Carb, precisa consultar um profissional, de preferência, especializado no assunto. O que muitos especialistas recomendam é que nenhum nutriente seja retirado da dieta, pois todos eles possuem um nível de importância para o funcionamento do organismo.

De forma alguma tente fazer a dieta Low Carb por conta própria. Ela pode trazer diversos problemas de saúde se for realizada de maneira inadequada. Por exemplo, se você consumir uma quantidade de proteínas maior do que aquela que o seu corpo consegue usar, os seus rins tendem a ficar sobrecarregados.

O mais indicado é fazer uma dieta equilibrada e de acordo com o seu ritmo de vida. Se você precisa de uma dieta para o seu objetivo, consulte um nutricionista e tenha disciplina para manter o recomendado!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT
Atualizado às 06h10
20°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 20°
20°

Sensação

11.7 km/h

Vento

55.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Achocolatado
inexa 2
Vieira
Liga gas roo 01
Adsense Sessão Política
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas
Liga Gas Roo
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5