Comapa03
Cacal Show
VAGA DE SELMA

DEM dá prazo para interessados ao Senado; Mendes fica neutro

Partido faz pesquisa para analisar viabilidade de nomes que pretendem concorrer em vaga de Selma

29/01/2020 01h24
Por: Raul Site Félix
Fonte: https://www.midianews.com.br/politica/

O governador Mauro Mendes, que comandou reunião do DEM no Palácio Paiaguás

DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes reuniu os membros do diretório do Democratas (DEM), na noite de segunda-feira (28), no Palácio Paiaguás, para tratar sobre a eleição suplementar ao Senado. Os líderes da sigla estabeleceram o prazo de 14 de fevereiro para inscrição dos interessados na disputa.

 

No encontro, dois nomes da sigla manifestaram interesse na vaga: o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e o ex-governador Júlio Campos.

 

Ao MidiaNews, Júlio afirmou que encerrado o prazo de inscrição, até o dia 17 de fevereiro, os líderes escolhem o nome com maior viabilidade para a disputa.

 

Entretanto, a escolha se ele será lançado ou se o DEM irá se aliar a outro partido deve ocorrer somente no dia 11 de março, data já marcada para a convenção. Conforme prazos da Justiça Eleitoral, as siglas têm entre 10 e 12 de março para realizar as convenções. Dia 17 de março é o prazo final para o registro de candidaturas.

 

Alair Ribeiro/MidiaNews

Julio Campos 12092019

O ex-governador Júlio Campos, que manifestou vontade de disputar cadeira

“Nada impede que nossos pré-candidatos agilizem seus trabalhos até a definição final, não só no partido, nos diretórios, com os prefeitos e vereadores, como também com outros partidos. Neste caso, estamos nessa pré-campanha. Eu mesmo terei um almoço com Carlos Fávaro [pré-candidato do PSD]. Como já tive reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta e o deputado federal Neri Geller”, afirmou Júlio.

 

“Enquanto isso, até fevereiro o DEM fará uma pesquisa para saber a viabilidade dos nomes. Já estamos fazendo. Eu fiz uma pesquisa individual, para consumo interno. E o partido vai contratar outra para antes de fevereiro”, explicou.

 

Mendes fica neutro

 

Segundo Júlio, no encontro os líderes do DEM pediram que o governador Mauro Mendes fique neutro até março, quando será decidido o nome para a vaga.

 

“Sobre Mauro Mendes, em virtude de ter sido eleito em uma aliança forte, de vários partidos, ele foi liberado para ficar neutro, não tomar posição. Porque Carlos Fávaro é amigo dele, Pivetta é o vice dele, eu sou companheiro. Então, ele tem muitos aliados com pretensão”, afirmou.

 

“Neste instante, é o ideal para ele, porque, às vezes, pode ter uma ampla coligação e sair só um candidato do grupo, ou dois. Quer dizer, vamos com calma”, defendeu Júlio.

 

A vaga

 

A disputa ao Senado ocorrerá porque a senadora Selma Arruda (Podemos) teve o mandato cassado.

 

Em abril do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou seu mandato, por unanimidade. Ela foi acusada de caixa 2 e abuso do poder econômico na eleição de 2018. Logo em seguida, ela ingressou com recurso na corte superior.

 

No dia 10 de dezembro, por seis a um, os ministros cassaram a senadora, bem como seus suplentes, o empresário Gilberto Possamai e Clerie Fabiana Mendes. Conforme a decisão, eles se tornaram inelegíveis por oito anos.

 

Cabe recurso contra a decisão. No entanto, conforme a Legislação, ela deverá aguardar o julgamento de um eventual recurso fora do cargo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Rondonópolis - MT
Atualizado às 18h05
31°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
34°

Sensação

9.8 km/h

Vento

59.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
Achocolatado
Stylus Cabelereiros
Adsense Sessão Política
inexa 2
Vieira
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5